quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Hoje é Dia do Consumo Consciente! Você já sabe por onde começar a mudar?

Algumas vezes nos perguntamos: como é que eu vou diminuir o desmatamento das florestas? Como eu vou reduzir a emissão de gases? A resposta é incrivelmente simples: deixando de financiar essas atividades. Florestas como a Amazônia e a Caatinga são destruídas para servir de pasto para gado ou para fornecer carvão e lenha.

Precisamos refletir que por trás de cada produto consumido existe uma cadeia de ações de extração, produção, transporte/distribuição, conservação (refrigeração quando se trata de alimentos) e resíduo (lixo), sendo que em cada uma dessas etapas há emissão de Gases do Efeito Estufa. Pode haver no final desse processo a reciclagem que, mesmo sendo muito importante sozinha não modifica o sistema e as consequências de nossos hábitos e o impacto dos mesmos.

Também podemos contribuir com diversas ações e atitudes, como uma carona solidária, o uso de uma embalagem reciclável, o reuso de uma garrafa para virar um castiçal e o uso das ciclovias. Devemos ainda preferir produtos socialmente justos, economicamente viáveis e ecologicamente corretos, como os que levam a certificação ambiental FSC (Forest StewardshipCouncil, ou Conselho de Manejo Florestal) – que destaca mundialmente a utilização responsável e eficaz dos recursos florestais.

Alguns exemplos de atitudes em prol do consumo consciente podem ser realizadas no dia a dia:
- Ao usar o chuveiro elétrico: se cada brasileiro reduzisse o banho diário de 12 minutos para 6 minutos, a energia economizada seria suficiente para manter uma lâmpada acesa por sete horas. Outra opção para economizar é fechar a torneira ao se ensaboar.
- Uma torneira pingando é capaz de desperdiçar 46 litros de água por dia; em um mês, isso equivale a 1.380 litros. Faça a manutenção correta ou troque as torneiras antigas por modelos com sensores de água.
- Limpe os pratos antes de lavar a louça e feche a torneira enquanto ensaboa, abrindo-a apenas na hora de enxaguar.

Quer saber mais ações que podem ser feitas no dia a dia¿

O ICMBIO disponibilizou um Manual de Educação para o Consumo Sustentável. Se você quiser se aprofundar em algum tema ligado a este assunto acesse link: 

Uma ótima dica de dinâmica a ser realizada com seus alunos é a pegada ecológica.
Confira: http://www.suapegadaecologica.com.br/

Outra opção para debater o assunto é o vídeo ‘A história das coisas’, que também está disponível online no youtube. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.